Wikidutos: onde a Comunidade de Dutos compartilha o Conhecimento

De Wikidutos.com.br - Glossa¡rio de Termos Ta©cnicos e Generalidades de Dutos

(Redirecionado de Página principal)

Bem-vindo ao WikiDutos.

Realizado pelo Centro de Tecnologia em Dutos (CTDUT), o WikiDutos é um site colaborativo. Seu objetivo é sistematizar informações da experiência da comunidade dutoviária em um Glossário Web, multiplicando e compartilhando conhecimentos, o primeiro passo de um projeto que pode crescer, com a criação de fóruns, listas de discussões, realização de eventos e publicação de artigos e outras publicações.

Seu objetivo é inicial é a criação de um Glossário Web, aos moldes da Wikipedia, com verbetes e outros conteúdos (gráficos, fotos, link para artigos e outras publicações) úteis para a comunidade dutoviária.

O WikiDutos é um site participativo. A filosofia do projeto envolve o conceito da Web 2.0, termo criado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como Plataforma", envolvendo wikis, redes sociais e Tecnologia da Informação.

Assim, como forma de enriquecer o projeto, gerar valor, qualidade de conteúdo e legitimar ainda mais o seu conteúdo, foram identificados colaboradores envolvendo os mais diversos setores, ligados ao setor dutoviário, dentre profissionais de empresas associadas ao CTDUT, Petrobras, Transpetro, Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Inmetro, etc, para a formação do grupo de trabalho inicial que será responsável pela avaliação, revisão dos verbetes do Glossário Web, bem como da identificação de novos Verbetes para inclusão.

Esses primeiros colaboradores receberam, via email, seu Registro de Usuário, login e senha e um pequeno Manual de Utilização da plataforma.

A versão inicial do site, lançado no dia 23 de setembro de 2009, durante a sétima edição da Rio Pipeline, contou com 300 verbetes e um número considerável de links, levando em consideração a filosofia da Web de ligar os assuntos a outros documentos e sítios.

Um Glossário contém informações claras e objetivas. Assim, foi estabelecido que cada verbete teria um máximo de 500 caracteres. O Wikidutos conta com uma versão em inglês, o Wikipipeline. A idéia é que, muito em breve, possa contar com uma versão em espanhol.

Dentro dos princípios da Web 2.0, o conteúdo do WikiDutos é aberto, utilizando licenças como a Creative Commons que flexibiliza os direitos autorais permitindo que o usuário utilize o conteúdo do site, desde que citada a fonte.

Com isso, o CTDUT espera dar uma grande contribuição rumo à sistematização do conhecimento do setor, gerando conteúdo e alimentando a troca de experiências entre grandes profissionais, além de democratizar o conhecimento para estudantes, pesquisadores e profissionais.


Raimar van den Bylaardt

Presidente do Conselho Executivo

Centro de Tecnologia em Dutos - CTDUT


Termos cadastrados: 811
04h11min Domingo
25 de Setembro de 2016
Glossários
Últimas atualizações
Ferramentas pessoais